Heróis na Escola

“Numa época como a nossa, que assiste ao declínio das tradições, a psicologia deve ter como principal tarefa dotar o homem da habilidade de encontrar sentido”. Viktor Frankl

O Instituto Busca Sentido em seu compromisso de promover o desenvolvimento humano saudável através de uma psicologia da vida, em consonância com os fundamentos antropológicos da Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl, apresenta o projeto HERÓIS NA ESCOLA para aplicação nas instituições educacionais. 

 

Acreditamos que a transmissão de valores humanos passa pela compreensão que pais e professores possuem sobre o desenvolvimento e a natureza humana. 

Objetivos: 

 

  • Promover a interação saudável entre pais e filhos, através do fortalecimento dos vínculos e dos limites, construindo uma relação de amor e responsabilidade.

  • Promover a interação saudável entre professores, alunos e pais, através do conhecimento compartilhado a respeito das fases do desenvolvimento das crianças e adolescentes.

  • Promover o desenvolvimento de uma sociedade saudável com valores de solidariedade, responsabilidade e respeito.

  • Palestra para jovens e adolescentes

 

    Heróis

    

O arquétipo do herói está presente na mente de toda criança e adolescente. Em nossa abordagem com este público, trabalhamos o aspecto motivacional baseado no livro 'Heróis da nossa existência', que convida cada pessoa a acessar suas capacidades existenciais mais poderosas para responder ao que a vida espera de cada um de nós. 

    

A construção de uma consciência saudável e do papel que cada um de nós desempenha no mundo passa pela compreensão de quem somos, de como se constrói nossa personalidade e quais os recursos internos que possuímos para crescer, se desenvolver e realizar aquilo que desejamos. 

    

A Análise Existencial e Logoterapia de Viktor Frankl nos oferece as bases para compreender que nossa natureza humana é tridimensional, ou seja, é bio-psico-existencial, desta forma, também compreendemos que apesar de estarmos submetidos aos condicionamentos bio-psíquicos, nossa natureza existencial não adoece e é justamente aí que se encontra nossa capacidade de amar, de sermos solidários e portanto responsáveis por nossos atos, apesar das limitações em nossa história. 

    

A palestra HERÓIS convida os adolescentes e jovens a se perceberem responsáveis por sua própria existência em uma relação saudável com sua consciência. Convida-os a deixar a posição de vítima, muitas vezes reforçada por tantas realidades atuais, ideologias e a cultura do relativismo, comprovando que é possível serem protagonistas de sua própria existência independentemente dos condicionamentos familiares, biológicos, psicológicos e sociais a que foram submetidos.

 

    

- A palestra tem duração de 50 minutos para cada turma e segue de uma vivência dinâmica de 15 minutos, mais 15 minutos para perguntas.

  • Palestra para os pais

    

    Responsividade

    

O equilíbrio é a base de uma relação parental saudável, onde o diálogo afetuoso caminha lado-a-lado com a exigência. A imposição de limites claros permite que as crianças e adolescentes se sintam seguros, prevenindo o desenvolvimento de transtornos de ansiedade, tão comuns em nossos dias. A construção de um ambiente afetivo e de diálogo é o principal fator de prevenção aos transtornos de depressão. 

    

Nesta palestra convidamos os pais a refletirem sobre seu papel na vida de seus filhos, apresentando fortes argumentos com fundamentos psicológicos atuais e com a motivação existencial de que todos somos capazes de superar nossos próprios limites quando nos aplicamos, especialmente quando o fazemos por amor. 

    

A Psicologia do Amor, presente em nosso livro ‘Heróis da nossa existência’ nos fornece argumentos sólidos para auxiliar os pais a compreenderem o quanto seus filhos podem se beneficiar de suas atitudes responsivas e como aqueles que identificam limitações em seu comportamento parental podem empreender um caminho de transformação pelo bem de seus filhos. 

 

    

- A palestra tem duração de 50 minutos, mais 15 minutos de vivência dinâmica e mais 15 minutos para perguntas. 

  • Mini-Curso para professores

 

    Educação com sentido

    

A busca pelo sentido da vida é uma realidade presente em cada ser humano. Uma das maiores contribuições do Psiquiatra vienense Viktor Frankl foi estabelecer os fundamentos teóricos para uma Psicologia do Sentido da Vida, a Logoterapia. 

    

A Logoterapia apresenta uma Ontologia Dimensional, que contribui para uma percepção mais abrangente e saudável do ser humano e seus processos de desenvolvimento. 

    

Os professores, como educadores de uma nova sociedade, são essenciais para o processo de desenvolvimento das novas gerações, a forma com que compreendem a natureza humana e seu processo de desenvolvimento é determinante e influencia diretamente na sua relação com os mais jovens. Viktor Frankl compara o homem com um avião que pode ser conduzido no chão porque possui rodas, mas se não voa, não realiza aquilo para o qual foi criado. No processo educacional, podemos ver nossas crianças e adolescentes como meros coadjuvantes da vida em um sistema determinista incapaz de mudanças ou compreendê-los e ajudá-los a se compreender como protagonistas, construtores de novos sistemas, em uma nova sociedade. 

- O curso tem duração de 3 horas, com palestras e dinâmicas

“Se parecemos ser idealistas e estamos superestimando o homem e olhando para ele tão alto, você sabe o que acontece? Nós o promovemos ao que ele realmente pode ser”. Viktor Frankl

Bem vindos!

Instituto Busca Sentido - CNPJ: 31.444.724/0001-58
Editora Busca Sentido -  CNPJ: 36.750.017/0001-03
Entrega de Livros em até 30 dias
  • Facebook Clean
  • YouTube - Círculo Branco
  • White Instagram Icon

© 2018 Instituto Busca Sentido 

Instituto Busca Sentido - Editora Busca Sentido
Av Cassiano Ricardo, 319 - Sl 1006 - Jd Aquarius - CEP 12246-870
São José dos Campos SP